Programação do Evento

Clique no ícone e veja a programação completa.

 Palestrantes

Confira os profissionais convidados 
clicando no ícone

Conheça nossos patrocinadores

 Clique no ícone e conheça detalhes do evento
INFORMAÇÕES GERAIS

Tecnologia Nuclear - MUITO ALÉM DA ENERGIA
SEMINÁREIO SOBRE MÚLTIPLAS APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR E DAS RADIAÇÕES

PROJETO DO REATOR MODULAR BRASILEIRO DE PEQUENO PORTE
Licenciamento, Regulação e Financiamento 

Por desinformação e ignorância, grande parte da sociedade, no mundo inteiro, considera a energia nuclear uma vilã. Isso se deve aos reflexos negativos dos primeiros contatos e informações que o mundo recebeu a respeito dessa tecnologia, no final da Segunda Guerra Mundial, com a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Junta-se a isso a questão dos resíduos radioativos gerados pela fissão nuclear do urânio enriquecido, usado como combustível nos reatores das usinas termonucleares.

 

Hoje, autoridades, gestores de empresas, entidades técnicas, professores e cientistas comprometidos com o uso pacífico da energia nuclear lutam para mudar essa percepção acerca dessa tecnologia por parte da sociedade. Não só no Brasil, mas no

mundo inteiro.

 

A verdade é que a energia nuclear possui múltiplas aplicações, que vão desde a geração energética até a saúde (tratamento e diagnóstico de câncer e doenças cardíacas), passando por outras áreas nobres, do ponto de vista socioeconômico, como o meio ambiente, indústria, agricultura e muitas outras, como na esfera cultural, com a preservação de livros e obras de arte.

 

O 2º Encontro Sobre as Múltiplas Aplicações da Energia Nuclear e das Radiações elegeu uma agenda diferente: o projeto nacional de desenvolvimento de tecnologia de SMR rumo ao primeiro reator brasileiro de pequeno porte. A proposta é reunir representantes dos segmentos da indústria, governo, energia, defesa, pesquisa e desenvolvimento tecnológico e empresas privadas, entre outros potenciais usuários no Brasil e exterior.

 

Público-alvo: profissionais, executivos de empresas brasileiras e internacionais, autoridades do governo, técnicos e gestores da indústria, estudantes, professores, pesquisadores, associações técnicas, profissionais e empresariais, representantes da sociedade civil, formadores de opinião etc.


COMPRAR INGRESSO

O EVENTO 

Os Pequenos Reatores Modulares (SMRs, na sigla em inglês) vem ganhando papel estratégico nessa corrida contra o tempo para frear as mudanças climáticas. Em razão disso, mais de 80 projetos de SMR estão em avaliação no exterior.

O 2º Encontro Sobre as Múltiplas Aplicações da Energia Nuclear e das Radiações elegeu esta agenda como prioritária nesta edição: “O SMBR, Aplicações Licenciamento, Financiamento e Aceitação Pública”. A proposta é dar seguimento ao debate iniciado no 1º Worrkshop realizado durante o XV SIEN, em agosto/2024, e avançar mais nessa discussão rumo à consolidação do projeto do primeiro SMR Brasileiro.

Essa tecnologia traz uma mudança de paradigma com grande oportunidade de reduzir o tempo de construção e os custos iniciais de implantação associados às grandes centrais nucleares. Em consequência, levará a uma maior participação da energia nuclear na matriz energética global, com efeitos positivos para atual necessidade de redução de emissões de carbono, com segurança energética pela diversificação das fontes e garantia do abastecimento para atendimento das pessoas e da economia.


COMO PARTICIPAR

Empresas públicas e privadas dos setores nuclear, indústria, tecnologia, serviços e de outros segmentos da cadeia produtiva e potenciais usuários podem participar ativamente, do evento, compondo a grade, trazendo suas experiências e “cases”, apoiando e 
patrocinando o evento.


PRINCIPAIS TEMAS PROPOSTOS PARA DEBATE

 Tipo de reator e potência (térmica e elétrica) – LABGENE como referência 

 Tipo de combustível (LEU ou HALEU) (produção e suprimento)

 Capacitação de pessoal

 Localização (definição, licenciamento, construção) e Adaptabilidade para planta flutuante (FNPP)

 Cadeia de suprimento e Produção nacional de componentes padronizados (design, engineering, procurement and contracting). Parcerias também para operação.

 Principais aplicações (Off grid, calor industrial, dessalinização, produção de hidrogênio e synfuels) 

 Marcos regulatórios adaptados à tecnologia e ao Licenciamento 

 Financiamento = Fator Crítico (público, privado, misto, fomento) / (debt, equity, bonds..)

 Aceitação Pública e Engajamento dos atores

 A radiação na indústria, saúde e meio ambiente

 Radiologia industrial

 Conservação de Alimentos

 Uma nova tecnologia no tratamento de alguns tipos de câncer

COMPRAR INGRESSO